sexta-feira, 23 de maio de 2014

V Congresso Internacional de Terapia Neural - Post 01

O congresso começou muito bem. Chamou a atenção que, seguindo uma tendência mundial, os profissionais de saúde  precisam compreender as disfunções e patologias a partir de outras matrizes, como a extra-celular, a celular, a corporal e a neurovegetativa.

Hoje se destacaram palestras tratando sobre pontos de convergência entre o stress psicoemocional, as disfunções mecânicas do tecido conjuntivo, sobretuto das fáscias (incluindo princípios de tensegridade, e mecanotransdução), mediadas pelo sistema neurovegetativo. As disfunções resultantes podem ser
processos álgicos, irritativos, inflamatórios, inclusive mecânicos sobre as cadeias fasciais e que podem ser seriamente influenciados por campos de interferência neural dentários ou cicatrizes na pele ou no interior.
Macromoléculas de matriz extracelular. Karp,2005
Compreender esta perspectiva e interferir positivamente nas disfunções é o papel de uma atenção à saúde mais integrativa, partindo do modelo mais ortodoxo ou cartesiano para outro mais humanista, chamado na Alemanha de Medicina Biológica. Num primeiro momento, parece destoar da visão mais positivista à qual estamos habituados. Mas quando começamos a integrar e aplicar novos conceitos a partir do pro'prio modelo da Matriz Extracelular de Pischinger, mudamos muito a forma de examinar e intervir na recuperação da saúde e favorecendo a qualidade de vida dos nossos pacientes/clientes.

De Istambul.