domingo, 12 de setembro de 2010

Pai da Terapia Neural

Dr. Ferdinand Huneke   +1966
O uso de anestésicos locais para tratar as condições dolorosas musculoesqueléticas teve início com os médicos alemães Ferdinand  e Walter Huneke. Propuseram como uma "terapia de regulação", holística, com visão integrativa.

Embasada em outras percepções do coprpo humano, tais como a visão segmentar e zonas reflexas de Head, Klieber, Kolraush e mais recentemente sistematizado por Peter e Mathias Dosch, a Terapia Neural tem sua maior expressão em território alemão. Observa-se ainda núcleos de prática e estudos avançados na Espanha, Argentina e Colômbia e nos EUA. No Brasil ainda são poucos os seus praticantes, mas temos certeza de que, pelos resultados obtidos com dores ditas "intratáveis" ou de pouca resposta terapêutica, tenderá a se disseminar de forma rápida.

Conheça mais sobre a Fisioterapia Neural

A Fisioterapia Neural consiste na estimulação de terminais nervosos do sistema nervoso autônomo que se encontram bloqueados, intoxicados ou estagnados em função da presença de tecidos inflamados, em sofrimento bioquímico por falta de oxigénio e nutrientes, ou necróticos.

Trata-se o paciente com agulhamento auxiliado por anestésico local em baixa concentração (de 0,5 a 1% normalmente) em pontos específicos do corpo.

Praticada por diversos profissionais de saúde oriundos da Alemanha no Brasil e diversos países da América Latina.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Anestesiologista argentino discutirá uso de anestésicos locais no CIF em setembro

O Dr. Julio Saiach, médico anestesiologista argentino fará conferências e workshops sobre o tratamento da dor com o uso de anestésicos locais, principal abordagem de Terapia Neural. Cada workshop terá caráter prático para no máximo 20 participantes.

O evento será o 5º Congresso Internacional de Fisioterapia, promovido pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia, que terá lugar no Centro de Convenções do Ceará, de 26 a 29/09/2010. As inscrições poderão ser realizadas pelo site http://www.sbf.org.br.

Odontologia Neurofocal e Terapia Neural

As disfunções do sistema nervoso autônomo, além do comprometimento segmentar, podem sofrer influência de campos de interferência. Muitos campos de interferência podem ocorrer no sistema estomatognático. Focos dentários, distúrbios gengivais, dentes desalinhados e outras disfunções, contribuem para a manutenção de quadros patológicos à distância, articulares, miotendinosos ou viscerais.

A Odontologia Neurofocal é uma especialidade odontológica, bem desenvolvida em diversos países, que é um  elo integrador entre a Terapia Neural e a Medicina Integrativa, se ocupa de estudar, diagnosticar e tratar estes campos de intereferência dentários e que produzem estímulos irritativos no sistema nervoso autônomo e e realimentam processos dolorosos e/ou outros efeitos fisiopatológicos em outras partes do corpo.

Para mais informações e acesso a artigos científicos, sugiro o blog da Dra. Yoseth Ozorio (em espanhol), de Bogotá: http://www.yosethosorio.com/es/inicio.htm

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bem-vindos à Fisioterapia Neural

Trata-se de abordagem diagnóstica e terapêutica que provê a homeostase do sistema nervoso autônomo com procedimentos próprios de agulhamento em sítios dolorosos. Serão disponibilizados artigos e calendário de cursos e congressos relacionados ao tema.

A Fisioterapia Neural propicia uma visão holística do ser humano e nos casos disfuncionais propicia a abordagem da causa em detrimento do sintoma. Utiliza a vasta rede neural do sistema nervoso autônomo como mediadora reflexa de ações terapêuticas diversas.